quinta-feira, 8 de maio de 2014

Enluarada

Enluarada


Ao cair da tarde, bem no finzinho da luz, eu nasci!
Todos me apreciam e sempre à mesma hora todos me aguardam; tão ansiosos
Muitos não puderam estar lá por seus motivos inferiores
Eu vim, e meu esplendor e fascinação se afinaram na garganta dos poetas amantes
Uma viola preguiçosa espalhava uma harmonia espanhola pelo ar negro e prata
Eram uns dedos morenos que titilavam as cordas com esmero e sem pressa

O tempo parou...

Uma coruja pia na cumeeira em desacordo com aquela harmonia
Lá em cima, na mata, a onça nem pensa, só me aprecia com olhos largos de gato
Numa ladeira estreita, um bêbado se equilibra irreverente a me saudar
Na areia lá em baixo, um corpo nu dança sob a luz que não é minha
Eu toco suavemente aquela pele e um sorriso de luz negra se abre, passivo e largo
Nas curvas e coxilhas da moça, eu também danço prisioneira e cândida

Num canto da praça um rapaz observa, carrancudo e só
“Quanta besteira !” pensa ele, enquanto devaneia a fragilidade da vida
Num bar, os alegres ébrios arriscam suas rimas irresponsáveis
Uma brisa vadia espreguiça-se envolvendo a tudo
Em alguma janela um olho me vê, para e suspira um suspiro lento e longo
Em outra, eu espreito e ilumino os amantes em ato secreto e impuro

Um braço duro cata restos e empurra o carro de sucatas pelos becos e ruas
Vez ou outra me olha e mareja o olhar encardido, sofrido e saudoso
Um vira-lata faceiro troteia a esmo pelas calçadas procurando ...
O carrancudo da praça resmunga algo ininteligível e se vai, antes me lançando um olhar firme
Alguma sirene quebra o silêncio de vez em quando
Enquanto você dorme, eu brilho, encanto, fascino e inspiro

O tempo voou...
A noite não viu...

As buzinas e motores brotam no fim da madrugada
É minha deixa! Hora de eu me recolher e de você acordar
A luz logo virá e irá alterar tudo isto e tudo, tudo será diferente
Mas no fim da luz eu retorno, para ver e encher tudo e todos outra vez
Mágica e provocante acordarei todos os sentidos, os de fora e os de dentro
Dos mais fúteis até os mais intensos e profundos, ainda que escondidos

Este insignificante, mas fiel escritor estará lá de alguma forma
Escolhi-o para falar a você por ser ele submisso e encantado comigo
Como um amante controverso, ele até já abusou de meu lado escuro
Várias vezes!
Como ele, muitos outros estarão lá dedicados e submissos
Irremediavelmente submetidos a minha magia cor de prata
Eu me chamo Lua e vou estar lá cheia, mágica, envolvente...
E você, onde vai estar?

Nenhum comentário: